Tem medo de insetos ou aranhas? Se você achava aquelas baratas, besouros, ou moscas que aparecem na sua casa nojentos, espere até conhecer os 16 maiores e mais assustadores insetos e aracnídeos que existem. Nem todos fazem mal para nós, mas nem por isso teríamos coragem de colocar as mãos em um deles. Reunimos informações e imagens de 16 deles em uma lista, bem como onde eles são encontrados. Pegue seu inseticida confira!
1. Cerambicídeo-gigante (besouro-titã) – Colômbia, Guiana Francesa e Brasil
9. Barata-d’água gigante – Mundo inteiro
Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, mas na verdade grandes “barbeiros” aquáticos. Tais insetos têm até 10,5 cm de comprimento, corpo largo e chato. Para conseguirem comer as suas presas, as baratas-d’água agarram as suas “vítimas” com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa. Costumam se alimentar de caramujos, lesmas, girinos, salamandras, pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos. Acredite se quiser, mas elas são consideradas uma iguaria na gastronomia da Tailândia e do Vietname.
10. Barata-rinoceronte – Austrália
Se você tem medo de barata, espere até ter pesadelos esta noite. As baratas-rinoceronte são as maiores de todas as baratas, além disso são escavadoras, constroem galerias debaixo da terra para se proteger e se alimentar.
11. Vespa caçadora – Mundo inteiro
A vespa caçadora caça aranhas para que estas sirvam como hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria. Ugh!
12. Aranha-camelo – Regiões desérticas da África, Ásia e América
As aranhas-camelo são da ordem de animais Solifugae, que vem do Latim e significa “os que fogem do Sol”, mas, apesar de muitos aracnídeos deste grupo terem hábitos noturnos, existem alguns representantes com hábitos diurnos com maior atividade nos períodos mais quentes do dia, tornando-os conhecidas popularmente com nomes como aranha-do-sol, mas são mais conhecidos como aranhas-camelo, isso porque sua superfície dorsal possui o formato de um arco.
13. Mariposa-atlas – China e sudeste da ásia
As mariposas-atlas são consideradas as maiores mariposas do mundo. Sua envergadura também é considerada entre as maiores, variam entre 25 a 30 cm. As mariposas-atlas são tidas como nomeadas em homenagem ao titã da mitologia grega, Atlas, ou por suas asas com padrões tipo mapas.
14. Weta gigante – Nova Zelândia
Estes bad-boys são considerados os insetos mais pesados sobre a face da terra, chegam a ter o peso de um pardal!
15. Bathynomus giganteus – México
Acredita-se que o Bathynomus Giganteus seja uma das mais antigas espécies de nossos oceanos. É um isópode de águas profundas que se alimenta de restos, e se parece muito com aqueles tatuzinhos, só que em tamanho família. Pode chegar a 60 centímetro de comprimento.
16. Bicho-pau gigante
É um inseto herbívoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores. Uma curiosidade sobre o bicho-pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento. [HerBeat]
As larvas desses insetos rastejantes monstruosos até agora nunca foram localizadas. Pesquisadores acreditam que eles permanecem dentro do tronco de árvores por anos antes de saírem para conhecer o mundo real lá fora.
Em japonês, o “abelha japonesa gigante” é conhecida como susumebachi, que literalmente significa “abelha pardal gigante”, e são chamadas de pardais porque são realmente grandes, chegam a atingir 5 vezes o tamanho das abelhas comuns que conhecemos. Além de serem enormes e repugnantes, elas pulverizam veneno nos olhos de suas vítimas. Ah, apenas para o seu conhecimento, esse veneno possui feromônios que alertam o restante da colmeia para caçá-lo, além disso elas podem voar até 50 quilômetros por dia atrás de você para te caçar.
As suzumebachis muitas vezes invadem as colmeias de abelhas para coletar larva para seus filhotes. Parece difícil para você? Não para as suzumebachis. Apenas uma vespa vai até a colmeia, para sinalizar e chamar os amigos e, em seguida, é hora de festejar baby! Trinta suzumebachis podem rasgar milhares de abelhas ao meio como se estivessem brincando no parque.
3. Aranha-golias – Brasil, Guiana, Suriname e Venezuela
É uma espécie de tarântula e é considerada o maior aracnídeo do mundo em massa corporal. É bastante conhecida por criadores de aranhas, chamando-lhes a atenção pelo seu tamanho (que chega a incríveis 30 cm ou até um pouco mais). É uma espécie que só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois apresenta um comportamento muito agressivo.
4. Besouro elefante – Caribe e América do Sul
O Besouro elefante é um dos maiores insetos conhecidos. O tamanho do besouro elefante varia entre 7 e 12 cm. Na sua dieta, besouros elefantes se alimentam da seiva de árvores e de frutos amadurecidos caídos (ainda bem!).
5. Louva-a-deus chinês – Mundo todo
Estes insetos foram originalmente trazidos para as Américas para controlar outras pragas que estavam fora do controle, já que são grandes caçadores. Mas não se preocupe, eles não vão tentar nos comer.
6. Gafanhoto gigante de pernas longas – Malásia
Eles se parecem com folhas e tem pernas em formas de varetas, mas são maiores do que a mão de um adulto. São assustadores só de olhar, mas fique tranquilo, eles se alimentam apenas de plantas.
7. Borboleta rainha alexandra – Papua-Nova Guiné
A espécie foi nomeada em 1907 pelo barão Lionel Walter Rothschild, em honra à rainha Alexandra, esposa de Eduardo VII do Reino Unido. É comumente descrita como sendo a maior espécie de borboleta do mundo, cujas fêmeas alcançam facilmente mais de 27 centímetros de envergadura.
8. Besouro-golias – África
O besouro-golias chega a atingir 15 cm de comprimento, sendo um dos maiores representantes da ordem dos coleópteros. Os insetos apresentam hábitos diurnos e alimenta-se de pólen.
A maioria das pessoas escolhem cachorros ou gatos como animais de estimação. Mas nem todo mundo é normal, algumas pessoas preferem escolher animais diferentes, simplesmente porque os outros animais também têm suas qualidades e atributos, e podem ser tão legais quanto aquele cachorrinho ou gatinho que você tem em casa. Neste post faremos uma homenagem aos ouriços, que apesar de não ser tão “gostosos de se apertar,” são graciosos! Encontramos 15 gifs que provam isso. Olha só: