HISTÓRIA

Com suas patas fortes, desenterra tubérculos das raízes. Mastiga calmamente, mas sua mordida é vigorosa. Não são porém, os dentes que assustam os inimigos do porco-espinho, mas justamente sua cobertura de espinhos.
Quando o animal os eriça, eles produzem um som de chocalho, como se alguém estivesse agitando um feixe de galhos secos.
ALIMENTAÇÃO
Observou-se que muitas vezes o porco-espinho leva para a toca ossos de grandes mamíferos. Não se sabe, porém, se ele faz isso só para se alimentar da carniça que os envolve, ou se depois também os rói; ou se simplesmente usa os ossos para afiar os dentes.
O porco-espinho está na cadeia de animais que se alimentam de uma gazela, tais como o leão, hiena, chacal e o abutre-orelhudo.
CARACTERÍSTICAS
Os espinhos são uma excelente arma de defesa do porco-espinho. Quando provocado, ele sacode os espinhos para assustar o inimigo. Já se registrou, várias vezes, a presença de espinhos na pele dos grandes mamíferos como leões e leopardos. Trata-se, em geral, de espinhos na região da cauda, que, muito agudos, penetram mais facilmente no agressor.
Ninhada de 1 a 4 (usualmente 1 ou 2) filhotes, cada um pesando de 100 a 300g, nascidos geralmente no verão; eles são bem desenvolvidos ao nascer e movem-se após poucas horas. O seu comprimento total é de 75 a 100cm; 10 a 15cm de rabo; 10 a 24Kg de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário